quinta-feira, 19 de maio de 2011

Post 21

Utilizando o Foursquare para encontrar novos lugares


A internet já é fonte de pesquisa para todas as coisas possíveis e imagináveis, e, agora, temos também as redes sociais pra conseguir opiniões e até orientação de novos lugares para ir, sejam estes restaurantes, lojas, parques e etc. Além de críticas àqueles que fazem algo que incomoda o consumidor, elogios e sugestões também são disponibilizados na rede, muito útil na hora de comprar algo ou escolher aonde ir.

Dos diversos aplicativos disponíveis, um chama a atenção nesse sentido: o foursquare. Aplicativo de geolocalização que permite que os usuários façam “check-in” nos locais que frequentam e compartilhem com os amigos. A partir disso há um ranking entre amigos, daqueles que mais ganham pontos determinado local. Cada check-in oferece ao usuário um número de pontos e o primeiro check-in em um local, um bônus. Vários check-ins em um mesmo dia também garantem bônus de pontos extras. Cada lugar tem o seu “prefeito”, a pessoa que mais frequenta (e utiliza o aplicativo) este, podendo-se perder a prefeitura para um usuário mais “assíduo”.

Além disso, existe a possibilidade de o usuário dar dicas, deixar comentários e opiniões na página de cada estabelecimento. Muitos lugares são criados pelos próprios usuários, mas algumas empresas já aderiram à ferramenta e personalizaram suas páginas. O aplicativo permite uma possibilidade, que muitas destas já utilizam, a realização de promoções a partir do foursquare, por exemplo, dando desconto ao usuário que fizer check-in no local.

Nos celulares que possuem GPS, é possível pesquisar a localização e encontrar os locais próximos, uma boa dica para quem está em uma cidade desconhecida, ou deseja conhecer lugares novos. Ainda, podendo entrar na página, aproveita-se para ver os julgamentos de outros usuários, coisas que vale a pena experimentar e as promoções, que tanto amamos (eu amo, pelo menos!).

Também é possível acessar a ferramenta pela internet e internet móvel, pelo celular, só que, neste caso, você precisa procurar locais específicos, definir a sua localização na guia de pesquisa, ou ainda olhar nos perfis de outras pessoas.

É isso, espero que gostem.

(este post foi uma dica do querido @marcusrovere)

Nenhum comentário:

Postar um comentário