quinta-feira, 19 de maio de 2011

Post 15

Futebol – o básico

Já que esses dias eu entrei nessa onda mais feminista resolvi falar sobre um assunto que muito me agrada: Futebol. Assim como o videogame, foi-se o tempo em que futebol era um esporte masculino e mulheres não deviam ir aos estádios ou não tinham argumentos para discussão sobre o esporte.

Apesar de ainda haver algum preconceito dos homens em debater o assunto com meninas, não há como negar que muitas de nós já têm bases para isso. Mas, se vocês querem aprender um pouco sobre o assunto, informação é que não falta. Falarei de algumas regras e datas básicas, mas fica o link sobre o assunto da wikipedia e no site da FIFA.

O básico, a saber, é que:

1. São 11 jogadores para cada lado no máximo e no mínimo 7, dos quais um deve ser o goleiro;

2. Cada partida tem um árbitro e dois assistentes;

3. A partida dura 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos;

4. Impedimento (regra que muitas moças têm dúvida): quando entre um jogador da equipe que ataca e a linha de fundo tem menos de dois jogadores da outra equipe na hora em que o jogador do mesmo time joga a bola pra esse jogador;

5. Faltas: quando o árbitro considera que o jogador foi agressivo ou teve conduta anti-desportiva.

Tem ainda outras regras, de escanteio, tiro de meta, pênalti, entre outros, quem se interessar pode dar uma olhadinha nos links citados ali em cima.

Cronograma dos principais campeonatos no Brasil:

Copa Libertadores;

Copa do Brasil;

Brasileirão (Série A) – que ainda está com os resultados de 2010, pois não foi divulgada a tabela 2011;

Campeonatos Estaduais.

Maaas, não dá pra negar que toda menina que olha futebol também analisa a “estética”, a beleza dos jogadores. E olha, tem alguns que são realmente colírio para os nossos olhos! E não aceitem comentários machistas, se fosse futebol feminino todos os homens pensariam o mesmo, não é porque aproveitamos para admirar belas figuras de jogadores que não podemos realmente apreciar o esporte! Pessoalmente me agrada muito ver os jogos do campeonato Italiano e campeonato Francês, por motivos exclusivamente esportivos (mentirinha). Mas o melhor mesmo ainda é ir ao estádio, o jogo exibido na televisão nunca tem a mesma emoção daquele visto ao vivo, as músicas e tudo mais. Um belo programa para domingo ou mesmo para uma quarta-feira qualquer.

Beijos! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário