quinta-feira, 19 de maio de 2011

Post 12

Para ler e ver no último mês de férias


Martha Medeiros é uma autora brasileira muito conhecida no Rio Grande do Sul, publica uma coluna semanal em um jornal local que são maravilhosas. Acho que na verdade foi assim que começou o sucesso da escritora. Pesquisando um pouco, para dar informações mais precisas, descobri que também é colunista do jornal O Globo do Rio de Janeiro para quem não mora nessas cidade, as maravilhas da internet nos proporcionam acesso a estes textos.

Mas essa introdução é pra falar de dois títulos específicos dela, Divã e Fora de Mim. O primeiro já virou filme, maravilhoso, estrelado por Lília Cabral e José Mayer (inclusive passou na televisão aberta por esses dias) – segue abaixo sinopse do filme, encontrada no site interfilmes. Recomendo que leiam ou assistam o filme, eu amei. Twittei o filme todo, na oportunidade da TV aberta e li os comentários das mulheres que eu sigo. Uma delas disse a maior verdade, que não conhece uma mulher que não tenha sentido pelo menos uma das coisas expressadas durante o filme.

O segundo título, estou lendo agora e já me apaixonei. Fora de mim fala sobre amor e retrata (até onde estou lendo) a separação de um casal de namorados, pelo ponto de vista da mulher. A esperança de retorno, o sentimento do fim, o desejo e os anseios de uma mulher que não sabe como reagir ao fim de um amor, ou pelo menos, ao fim do relacionamento que esse amor gerou.

É incrível como a autora consegue expressar sentimentos que eu não consigo nem entender bem como sinto. Parece que ela pega toda a confusão da cabeça de muitas mulheres e coloca maravilhosamente no papel ou, no caso do filme, nas falas da personagem.

Também recomendo Trem-Bala e Doidas e Santas. Todos os títulos estão à venda em livrarias nacionais, vocês podem comprar até pela internet e recebê-los na porta de casa. Depois me digam o que acharam! Beijos e boa semana.

Sinopse

Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher de 40 anos, casada com Gustavo (José Mayer) e mãe de dois filhos, que decide procurar um psicanalista. A princípio, a decisão, que seria apenas para matar uma curiosidade, provoca uma série de mudanças em seu cotidiano. No divã, Mercedes questiona seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. A melhor amiga, Mônica (Alexandra Ritcher), companheira de todos os momentos, vê de perto a transformação de Mercedes e participa de suas novas experiências e descobertas, apesar de nem sempre concordar com suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário