quinta-feira, 19 de maio de 2011

Post 17

Uma maneira muito divertida de aprender


Bem meninas, após algumas dicas de programas para relaxar e se divertir, aqui vai uma que une o útil ao agradável.

Hoje em dia, no mercado de trabalho, já não é mais um diferencial saber falar uma segunda língua, é praticamente uma exigência. Eu sempre adorei fazer aulas de línguas, mas entendo e respeito que tem bastante gente que não goste ou que por algum outro motivo não possa fazer. Mais do que isso, pra quem quer praticar mais suas habilidades em alguma língua também!

Minha sugestão é: não desanimem, tem maneiras alternativas que podem ser bem interessantes para se ambientar às línguas estrangeiras, através de objetos culturais produzidos nessa língua.

Vamos usar como exemplo o inglês, mas vocês podem optar por espanhol, francês, italiano e por aí vai, uma infinidade de opções.

Mas, como assim produtos culturais?

Eu explico… quem não gosta de ver um bom filme, ouvir música, ler uma revista ou um bom livro? Tudo bem, ninguém precisa amar tudo isso, mas alguma das opções vocês devem ter concordado que agrada, eu suponho.

Então, enquanto estudava para o exame de proficiência em inglês eu passei a escutar uma rádio americana, enquanto fazia outras tarefas. Isso funciona muito bem pra “treinar o ouvido”, memorizar alguma coisa de gramática e, até, treinar a fala (já que esta é intimamente ligada à audição). Então, ficar só na parte auditiva pode ser uma dica de treino mais avançado, recomendo começar com filmes legendados em português, partindo pros legendados em inglês e, depois, sem legenda. A mesma coisa funciona com as músicas. Busquem a letra online e acompanhem, enquanto escutam.

Essas duas dicas funcionam bem, pois não forçam vocês a ver algo que não gostam, dá pra fazer com qualquer estilo de filme e música!

Pra acompanhar essa rotina, procurem textos, revistas e livros em inglês. Pode ser um pouquinho difícil no começo, é legal deixar um dicionário ao lado, para os termos mais complicados. Mas, depois das primeiras páginas o texto flui e a gente começa a entender o contexto e não precisar mais da consulta ao dicionário para saber o significado de alguma palavra desconhecida.

Então, é isso. Vejam que, com um pouquinho de esforço, dá para aproveitar os momentos de lazer para aprimorar conhecimentos. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário