quinta-feira, 19 de maio de 2011

Post 2

Cow Parade: arte popular espalhada pela cidade


Muitos de vocês devem ter visto em Porto Alegre as vacas que foram usadas como quadros na CowParade. Elas também já foram inspiração de muitas notícias e comentários por aí. Mas vamos entender de que se trata, afinal, a exposição?

Considerado o maior e mais bem sucedido evento de arte pública do mundo, a CowParade utiliza esculturas de vacas em fibras de vidro decoradas por artistas locais e colocadas em locais públicos. Criado em 1999, o evento já aconteceu em mais de 55 cidades ao redor do mundo, passando por locais como Londres, Paris e Praga, entre outros, e teve mais de 5 mil artistas participantes. Estima-se que mais de 150 milhões de pessoas já tenham visto pelo menos uma das vaquinhas e que tenham sido arrecadados mais de U$$ 20 milhões com os leilões destas.

A justificativa da utilização de vacas, segundo o site oficial do evento é que há algo de especial no animal, que representa algo diferente em diversos locais do mundo, além um sentimento de carinho. Os ângulos e as possíveis poses feitas pelo animal permitem proporcionam a criação de artes únicas pelos artistas, podendo também se transformar em outros animais e objetos. Interessados em terem uma criação sua na CowParade participam de um processo de seleção, através da apresentação de um projeto. Algumas das vacas ainda são escolhidas para integrarem uma coleção de miniaturas, que fica a venda.

Em Porto Alegre, a exposição aconteceu de 8 de outubro até 20 de novembro. No dia 21 de novembro a coleção de vacas será exposta no Shopping Bourbon Country, até o dia 30 do mesmo mês. Após essa data, as 80 vacas serão leiloadas no Teatro do Bourbon Country e o dinheiro será entregue à projetos da Funcriança.

Quem conferiu não conferiu nas ruas pode aproveitar até a próxima semana para apreciar a exposição no Shopping. Beijos e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário