sábado, 19 de junho de 2010

Cultura Viva

Vocês já ouviram falar desse projeto?
Segue apresentação encontrada no próprio site. Eu, pessoalmente nunca vi nada sobre isso. Acho que falta difundir..

Construindo redes fazendo história

Com o objetivo de colorir, dar vida e movimento a alma desse País é que o Programa Cultura Viva atua junto com a sociedade, entidades organizadas, pessoas interessadas, poder público, jovens vibrantes e apaixonados. Tudo isso para construírmos uma rede que seja capaz de se mobilizar na conquista de espaços e fazer com que, cada vez mais, permeie entre nós, uma Cultura viva que tenha corpo, mas que ao mesmo tempo, tenha uma alma fértil e seja capaz de produzir frutos.
E aqui, construir a rede, significa criar uma maior proximidade dos Pontos de Cultura, trocar experiências culturais, estéticas, sociais, fazer uma gestão compartilhada, empoderar ações e sujeitos que trabalham o despertar da música, da literatura, das artes visuais, do teatro, da dança e assim, cada um deles em sua especialidade possam trocar, estender e disseminar ações dentro e fora do Programa Cultura Viva.

A exemplo disso, temos os Fóruns Regionais dos Pontos de Cultura, este ano serão 9 ao todo, Fóruns Nacionais e setores temáticos como: Matrizes Africanas, GLBTT, Cultura da Paz entre outros, temos ainda, a Teia – maior encontro de diversidade Cultural do País onde os Pontos de Cultura se encontram para a Plenária Nacional e aproveitam para festejar e celebrar a suas criações.

Para Alexandre Santine, do Ponto de Cultura Tá na Rua RJ e membro da Comissão Nacional o Fórum foi criado para ser um instrumento de interlocução dos Pontos, ao mesmo tempo que são instrumentos de organização interna enquanto movimento social.
Com isso Pontos, Pontões, Governo e Sociedade com as ranhuras de um cipó vão se entrelaçando, se fundindo, se juntando e compondo novos cipós.

http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/

Alguns links do site não funcionam bem, dificultando a navegação.

Mapa dos Pontos de Cultura no Brasil

http://mapasdarede.ipso.org.br/mapa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário